O Conselho do Condado  

Posted in

Você conhece o Conselho do Condado?!
Já parou pra pensar no que ele faz?
E você participa da vida política de sua cidade?
E do seu condado?


Aproveitando as eleições para o conselho do condado de Coimbra, o JL abre espaço para a discussão desse tema


O conselho do condado funciona de maneira parecida com as Casas do Povo de cada cidade. O Condado é responsável pela manutenção das minas, é de onde vêm os minérios que temos: ferro e pedra; a mina de ouro é o dinheiro. O Conselho também faz animais: porcos, vacas, ovelhas, etc. Assim quando se compra um animal para o nosso campo esse animal é pago ao Conselho. "Estas são as duas fontes de rendimento do Conselho", afirma Vilacovense, Conde de Alva, Baronete da Vila de Aveiro.

O conselho possui 10 gabinetes e 12 membros, 10 membros mantêm funções específicas e outros dois são conselheiros que votam e discutem. Estes gabinetes estão organizados em dois fóruns. No fórum 1, no sub-forum do Condado de Coimbra, pode ser encontrado o fórum aberto onde são discutidos os assuntos relativos ao funcionamento do conselho. Neste fórum se pode encontrar o Gabinete do Conde e dos demais que trabalham nas mais diversas áreas ligadas ao condado. No fórum 2, o trabalho não é aberto ao público, é o local de trabalho dos conselheiros e somente eles têm acesso.


Qualquer cidadão pode ser membro do conselho e para tal, deve-se participar de uma lista, que é colocada em votação popular. Segundo Vilacovense, "primeiramente é interessante que uma pessoa novata na área, sem experiência anterior no conselho componha uma lista já pronta, com pessoas que já tiveram cargos, dentro do conselho ou em prefeituras". Complementa ainda que "é importante que as pessoas que queiram participar desta lista saibam como funcionam os cargos e as atribuições de todos os conselheiros de cada gabinete".


de Zinha para JL
Agradecimentos a Vilacovense e Monsterguid pelos esclarecimentos e informações.

This entry was posted at domingo, setembro 19, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 Tu Leitor! O que nos diz?

Anónimo  

Artigo muito confuso, tem várias terminologias errôneas e está muito incompleto no tocante das caraterísticas essenciais do Conselho.

Talvez a redatora devesse ter ouvido mais gente para além desses dois. Principalmente tendo em conta que Dom Vilacovense não tem fama de saber sequer as funções de um Conde. O que não falta por aí é gente, principalmente em Aveiro, tendo 5 Condes e cerca de 10 Conselheiros.

19 de setembro de 2010 às 14:52

Caro leitor,

Quanto às terminologias, está acessível para quem não está a par do assunto. Se você sabe fazer melhor pode muito bem enviar um artigo explicando da sua maneira e com a sua experiência no assunto.

A redactora já deu atenção em ouvir duas pessoas, o que já não é mau. Como sabe aqui a participação é gratuita, é fácil dizer que não se tem tempo para escrever, quanto mais para ficar contactando pessoas. Por isso devíamos valorizar o facto de já ter havido pesquisa!


O Jornal Leiriense está receptivo a sugestões. Mas no que toca a criticar os redactores quando eles estão colaborando sem prémios e ainda estão mostrando o seu respectivo ponto de vista, ainda por mais com o nome directo e sem pseudónimo, acho inconveniente receber uma crítica como a sua, e ainda em anónimo.

É como lhe disse, não há nada de errado, é um ponto de vista com base em duas pessoas cujos nomes foram referidos; as terminologias são endereçadas a pessoas que não conhecem muito sobre o assunto.

Mas eu estou receptiva a receber um artigo seu com as terminologias certas, com essas pessoas que você fala que sabem do assunto. Venha a informação!


A Directora do JL


Pugga

20 de setembro de 2010 às 02:11

Enviar um comentário